sexta-feira, 25 de novembro de 2011

3º FESTIVAL CATARINENSE DE ESCOLINHAS DE HÓQUEI

Neste sábado (19/11) aconteceu o 3º Festival Catarinense de Escolinhas de Hóquei. O festival aconteceu no Colégio Catarinense, na cidade de Florianópolis, e contou com a participação de escolinhas da grande Florianópolis e do Norte do Estado. O evento foi uma iniciativa dos Professores Eduardo Martins e Djeniffer Vasques. Os jogos foram realizados em duas categorias masculinas (sub 13 e sub 17) e também jogos do naipe feminino. Mais uma vez o festival foi um sucesso, contando com a participação de cerca de 75 alunos. Guaramirim com os alunos do Projeto Hóquei e Cidadania (apoiado pelo FUNDESPORTE) mais uma vez foi a cidade com maior participação, com 40 alunos, também participaram as escolinhas do Colégio Catarinense, da E.E.B. Henrique Stodieck e do projeto da ONG ASAS.
Este foi mais um passo do hóquei catarinense em busca do crescimento e desenvolvimento da modalidade e da busca de novos talentos do Estado, para tanto fortalecendo o trabalho de base. Parabéns a todos os envolvidos.






quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Hóquei Feminino de Florianópolis continua no topo

Fim do campeonato brasileiro feminino e os times da capital voltaram pra casa mais uma vez com medalhas. Florianópolis hóquei clube campeão e Hóquei clube Desterro 3º colocado. Foi a primeira vez que os dois times não se enfrentaram na final.

Mais detalhes na matéria abaixo das meninas do futebol de sutiã (http://futeboldesutia.com).

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Colegial consegue medalha na primeira participação em competições












Nos dias 15 e 16 de outubro de 2011, a equipe de hóquei do Colegial foi ao Rio de Janeiro participar do primeiro Campeonato Brasileiro sub17 de hóquei sobre grama. Paralelamente ã última etapa do campeonato brasileiro adulto no campo ao lado, a equipe da Associação Desportiva Colegial (ADC) conquistou o vice-campeonato entre as 9 equipes participantes. Além da ADC, duas equipes do Rio grande do Sul, duas do estado de São Paulo e quatro do Rio de Janeiro estiveram presentes.
No sábado obtivemos os seguintes resultados: Colegial 2 x 0 FHESP (Capital); Colegial 3 x 1 Deodoro/CSSVM B e Colegial 0 x 0 FHERS 2. As duas vitórias e um empate garantiram a vaga na final do dia seguinte. No domingo, após uma final disputada, enfrentando um time mais experiente, o resultado: Colegial 0 x 2 Deodoro/CSSVM A. Vice-Campeões, uma excelente conquista na primeira participação de uma equipe de hóquei da ADC em competições oficiais. Todos estão de parabéns.











As aulas de hóquei do Colegial acontecem semanalmente no Colégio Catarinense no centro de Floripa nos horários do meio dia e 18h. As matrículas ficam abertas o ano todo tanto para alunos como não alunos do Colégio Catarinense de ambos os sexos e a partir dos 6 anos de idade. Mais informações na secretaria da ADC que fica no Ginásio 1 ou pelos telefones (48) 3225-0123 / 3251-1541.

Florianópolis continua dominando o hóquei no país

A capital catarinense mantém a hegemonia do hóquei sobre grama por mais um ano. Nesse último final de semana, o Florianópolis Hóquei Clube foi campeão brasileiro pela terceira vez em sua história (2007, 2010 e 2011). A conquista veio novamente em cima do Carioca Hóquei Clube do Rio de Janeiro, mesmo adversário do ano passado. Em uma final muito disputada, o jogo terminou empatado em 1x1. Como o time catarinense havia terminado no topo da tabela na primeira frase, tinha a vantagem do empate e sagrou-se campeão.











foto: Florianópolis Hóquei Clube

Na disputa de terceiro lugar, levou a melhor o Hóquei Clube Desterro, também da cidade de Floripa. Mais uma reedição de disputa do campeonato do ano passado contra o Macau Esporte Clube de São Paulo. Mas se no confronto de 2010, emoções até o fim terminando com o placar de 1x0, este ano o Desterro, campeão de 2008 jogou melhor e conquistou mais uma medalha ganhando o jogo por 4x2.












foto: Hóquei Clube Desterro

Na disputa de 5º lugar, Matias de SP perdeu para Deodoro do RJ por 1x0.

Os prêmios individuais saíram para Augusto França de Macau como melhor Jogador, Lucas Paixão também de Macau como artilheiro e Daniel Tatara do Desterro, o melhor goleiro da competição.
















foto: Melhor Goleiro: Daniel Tatara

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Reportagens com a seleção brasileira

No último mês, durante os períodos de concentração da seleção, algumas reportagens foram feitas com os atletas no centro de treinamento em Deodoro no Rio de Janeiro.

Para assistir clique nos links:

quinta-feira, 23 de junho de 2011

I Curso de Capacitação em Hóquei Sobre a Grama/ Indoor – Norte Catarinense

No último sábado, 18 de Junho, aconteceu na cidade de Guaramirim – SC, o primeiro Curso de Capacitação de Hóquei Sobre a Grama/ Indoor realizado na região Norte do Estado. O curso foi organizado pela atleta do Desterro Djeniffer Vasques, também professora de três escolinhas na região e ministrado por Eduardo Martins Junior, responsável pelo desenvolvimento na região Sul e técnico da seleção brasileira feminina. Participaram do curso professores da Fundação Municipal de Esportes de Corupá, Professores da E.E.B. São Pedro (Guaramirim) e professores do SESI de Jaraguá do Sul. A capacitação teve o objetivo de incentivar o surgimento de mais profissionais da Ed. Física dispostos a trabalhar a modalidade e teve o apoio da CBHG.

Para Djeniffer, que já vem trabalhando a modalidade desde 2008 nas cidades de Guaramirim e Corupá, o curso foi um passo importante no desenvolvimento da modalidade na região, já que entidades como a secretaria de esportes de Corupá, a E.E.B São Pedro e o SESI Jaraguá do Sul vêm sendo grandes parceiros na busca pelo crescimento do hóquei.

Fonte: Djeniffer Vasques


segunda-feira, 18 de abril de 2011

França e Argentina empatam na primeira partida de duas

França e Argentina empataram em 2 x 2 em París.


O jogo aconteceu no Centro Nacional Francês de Esportes (INESPE em inglês) em París. O time argentino teve um começo melhor, mas foi ineficaz em algumas chances no meio de campo com fortes oportunidades de marcar. Depois dos primeiros 20 minutos, o time frances lutava para manter o jogo em seu controle, marcando 4 minutos depois, depois de um rápido ataque pela direita.

Marcou ainda antes do final do primeiro tempo ficando a frente por dois gols de diferença, este último marcado de dragflick em um penalty corner.
O time frances ainda perdeu duas ótimas oportunidades de ampliar o placar em dois bons contra-ataques.
A 14 minutos do término do primeiro tempo Mathias Parades marca para a Seleção Argentina.
O time argentino continuou com a pressão e começou dominando o segundo tempo. O empata aconteceu depois de um erro defensivo dos franceses, onde Lucas Cammareri marcou fechando o placar em 2 a 2.



Fonte: French Hockey Media Release

terça-feira, 12 de abril de 2011

Hóquei feminino no SporTV

Campeonato brasileiro feminino recebe equipe de reportagem da TV por assinatura SporTV. Para assistir a reportagem na integra basta clicar na imagem.


Valeu pela dica Dudu!

Santa Catarina confirma favoritismo no Brasileiro

Os dois times representantes de Santa Catarina confirmaram todo o seu favoritismo e venceram todas na primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Hóquei Feminino.
Porém o grande destaque do campeonato foi a forte equipe do Desterro, que vem com força total em busca do Tetra campeonato. Com 2 jogos e um saldo de 16 gols a favor, o Desterro liderá na tabela por saldo de gol. Já as meninas do Florianópolis venceram também os seus dois jogos, porém por um placar menos elástico.
O primeiro jogo foi contra o Matias do estado de São Paulo, a partida terminou em 8 a 0 para o Desterro. Já na sua segunda partida, as catarinenses venceram o tradicional time da Casa de Macau também de São Paulo por 8 a 0, sendo que destes gols, 4 ocorreram num intervalo de tempo de 5 minutos. Uma das melhores jogadoras do país, a experiente Patrícia Boos é a  artilheira do campeonato com 5 gols, empatada com a também representante de Santa Catarina, Juba do Floripa.
Já o Florianópolis, segundo colocado geral é seguido na tabela pelo Carioca na tabela. As duas equipes venceram as duas partidas em que jogaram. O "Floripa" venceu a Casa de Macau por 3 a 1, O segundo jogo foi mais fácil para as meninas do "Floripa" derrotando o time da casa, o Deodoro CSSVM, por 6 a 0.
O Carioca, que também conta 6 pontosna tabela fica em terceiro pelo saldo de gols. Venceu o Deodoro CSSVM por 2 a 1, e na sua segunda partida venceu com mais folga o Matias por 5 a 1.

Elas querem o título mais uma vez

Fonte: hoqueibrasil.wordpress.com

sexta-feira, 1 de abril de 2011

7º colocado das Américas 2009

O Brasil está em sétimo colocado geral segunda a Federação Pan Americana de Hóquei. A seleção automaticamente ganho pontuação devido a participação nos jogos Pan Americanos de 2007, e com muito mérito aumentou seus pontos ao garantir em 2009 no Chile a sétima colocação.

Brasil permanece em 38º no ranking mundial de 2010

O Brasil segue, segunda a Federação Internacional de Hóquei - FIH, na 38ª colocação mundial masculina em 2010. A frente de times como Uruguai (43º), Peru (55º), Venezuela (61º) e também da equipe cubana (45º), que venceu as três partidas contra o Brasil em disputa direta pela última vaga no PAN de Guadalajara 2011.

Porém continuamos muito atrás de seleções do continente americano como Canadá (10º), Argentina  (11º), EUA (20º) e Chile  (25º).

A melhor colocação do Brasil no ranking da FIH foi em 2007 por causa da pontuação ganha por participar do PAN 2007 no RIO. Ficamos na 33º colocação.

quinta-feira, 31 de março de 2011

O melhor do mundo 2010

Por que ele é o melhor do mundo de 2010 segundo a FIH?!

10.000 mil visitas únicas...

O blog HÓQUEI SC fechou hoje  em
10.000    mil

ACESSOS ÚNICOS, desde que foi colocado o contador de visitantes.

CONTINUEM A ACESSAR e divulgar....

A melhor do mundo 2010

...e por que ela é a melhor do mundo!!!!

terça-feira, 29 de março de 2011

Black Sticks param Campeãs do Mundo.

O time feminino da Nova Zelândia arrancou um empate contra as atuais Campeãs do Mundo, a Argentina. O placar ficou em 1 x 1. As neozelandesas ficaram frustradas por não conseguirem assegurar a vitória no Sábado a tarde no Estádio Rosvall na cidade de Whangarei, Nova Zelândia.
O treinador das "Blacks Sticks" Mark Hager falou que os fundamentos básicos e a posse de bola precisam ser treinados por longos períodos de tempo se as neozelandesas quiserem vencer os próximos dois jogos da série.
"Argentina vira com toda a força nas próximas partidas, então nós precisamos estar preparados para saber lidar com a bola sobre pressão e tomar decisões rápidas para garantir a posse de bola," disse Hager.


Os próximos jogos serão no North Harbour Hockey Stadium, nos dias 28  e 29 de março.



Resultado Final
O jogo 1-1
Primeiro tempo: 1-0 (NZland)
Gols marados por: Cathryn Finlayson (New Zealand), Maria D’Elia (Argentina).

Fonte: Hockey New Zealand Media release e fih.ch

segunda-feira, 28 de março de 2011

Azul é a cor do campo de Londres 2012

 O Comite Organizador de Londres 2012 (LOCOG, em inglês) anunciou que o gramado do campo que será montado no Centro de Hóquei no Parque Olímpico será AZUL.

Mais de 600 mil espectadores vão torcer, em uma batalha entre os melhores  do mundo do hóquei , em um campo de cor azul, pela primeira vez na história dos jogos Olímpicos.
London 2012 Blue Pitch - News image

Para mais informações, acompanhe a reportagem na íntegra e em inglês AQUI.

Fonte: englandhockey.co.uk

quinta-feira, 24 de março de 2011

Aulinha de Penalty Corner!











Brazil Project
A Federação Internacional de Hóquei (FIH),  solicitou junto a CBHG e ao Comite Olímpico Brasileiro (COB) para buscar um candidato visando o cargo de Diretor de Alta Performace, para liderar em todos os aspéctos o programa de Alto Performace do Hóquei no país, desde a identificação de talentos para sua melhor formação e programas de suporte na ciencia esportiva para a melhora dos resultados nas competições internacionais tanto para os times nacionais masculinos como para o feminino, também para a seleção júnior e para os programas de equipes indoor.

O Diretor de Alta Performance é um emprego full-time que se reportará ao Gerente Geral da CBHG. Avaliações trimestrais serão feitas por representantes do COB e da FIH.            

O Desafio

O desafio para o  Diretor de Alta Performance será construir um programa de alta performance que ira permitir aos times nacionais masculino e feminino alcançar o nível necessário para participar nos Jogos Olípicos de 2016 no Rio de Janeiro. O outro resultado esperado é o de deixar um legado forte, e um sistema de alta performance sustentável através da qual a próxima geração de jogadores dehóquei brasileiro vai ser produzido.

Responsabilidades específicas e habilidades

·         Programa para a Seleção – Masculina e Femino
O diretor de Alto rendimento vai:
Desenvolver, implementar e liderar um plano a longo prazo  para desenvolvimento de alta performance e para o crescimento no desempenho dos times nacionais para os Jogos Olímpicos de 2016.
Preparar orçamentos anuais e quadrimestrais dos times nacionais para serem analisados pelo COB, e órgãos relevantes.
Identificar e contratar treinadores para cada seleção nacional, masculina e feminina e pessoal de apoio, submentendo o orçamento para avaliação.
Gerenciar a integração de todos os elementos do programa de alta performance ( identificação e seleção de atleta, treino, apoiar a ciência do esporte, suporte médico, suporte financeiro para os atletas, etc)  para assegurar consistência com o plano a longo prazo  no desempenho de alta performance.
Em conjuto com os técnicos nacionais, monitorar a performance individual de atletas e times como um todo para assegurar  o progresso e tomar ações corretivas quandonecessário.
Sistema de desenvolvimento de Alta performance.
O diretor de alta performance vai:
Dirigir em todos os aspectos o programa para treinamento dos atletas de alta performance em varios centros pelo Brasil em conjunto com os técnicos locais.
Selecionar e treinar times de técnicos para trabalhar e identificar atlestas nos centros regionais.
Tomar outras ações se necessário para construir um sistema sustentável  de alta performance no Brasil.

Administração
O diretor de alta performance vai:
Preparar relatórios anuais de funcionamento, pedidos anuais para assistência financeira eoutros relatórios exigidos por parceiros de financiamento, agências e grupos de trabalho oucomissões.
Articular e responder a todas as comissões especiais pertinentes do Comitê Olímpico Brasileiro.
Desenvolver relações positivas com a CBHG, com os treinadores de alto desempenho e cientistas do esporte e buscar sua contribuição e comentários quando necessário.


Fonte: FIH  
Tradução e adaptação: Hóquei SC

segunda-feira, 21 de março de 2011

Primeira etapa do brasileiro de Hóquei

Terminou este domingo a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Hóquei.


O campeonato que contou com apenas 7 equipes, sendo que o Germânia (RJ) desistiu de participar do torneio na última semana. Foram realizados 6 jogos nesta primeira etapa, algumas equipes jogaram duas partidas e outros apenas uma.


Os times catarinenses sairam da primeira etapa sem derrotas, disputando apenas uma partida. Florianópolis (SC) venceu a forte equipe paulista da Casa de Macau, de virada por 2 a 1. Depois de uma viagem de mais de 20 horas de ônibus, com atraso causado pelas chuvas na serra paranaense. 


Já o Desterro (SC), empatou com o Deodoro (RJ) sem gols. O time catarinense foi prejudicado pela arbitragem, que invalidou um gol no final  do jogo. 


Também representando o Rio de Janeiro, o Carioca venceu as duas partidas que jogou no final de semana. No sábado venceu o Matias (SP) por 5 a 0, e no domingo o Macau (SP) por 2 a 1.
Vale lembrar que o time de São Paulo perdeu um pênalti. 

Deodoro venceu o Palestra no Sábado por 7 a 0, e a ultima partida da primeira etapa o matias venceu  o Palestra por 2 a 0.



O Campeonato Brasileiro deste ano sofreu modificações na sua organização. Estas alterações foram recebidas pelos atletas positivamente. O modelo ainda esta em transformação para melhor se adequar ao esporte e as possibilidades atuais da Confederação Brasileira. Ponto positivo para CBHG e Organização.


Ponto Negativo: Existe a necessidade de árbitros treinados e preparados para acompanhar o crescimento do hóquei no país. 

A segunda rodada vai rolar em maio nos dias 21 e 22 também no Rio de Janeiro.



Fonte: lancenet.com.br e  hoqueisobregrama.com.br

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Reportagens do playoff Brasil x Cuba

Duas reportagens que foram feitas durante a preparação da seleção brasileira com imagens do primeiro jogo contra cuba.

A primeira da Tv Record: Clique aqui.



A segunda muita interessante e divertida, da TV Bigode:
Atenção: Não roubem bolinhas de hóquei, os clubes e jogadores tem muita dificuldade de adquirí-las.
Nota: O repórter devolveu a bolinha ao final da gravação.

Brasil perde vaga no Pan

A seleção brasileira foi derrotada nas 3 partidas do playoff contra Cuba. Os placares foram de 7x1, 8x1 e 9x1. Assim Cuba se classifica na última caga para o PanAmericano em Guadalajara.

Apesar dos placares, a seleção mostrou grande evolução, jogando hóquei de igual para igual com os cubanos em muitos momentos, atacando, tendo chance de gols, algo que nem de perto ocorreu na última vez que as equipes se enfrentaram, no pan de 2007. Mas as décadas de experiência a mais dos cubanos prevaleceu.

No site da CBHG pode-se encontrar fotos das partidas.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Playoff contra Cuba esta semana


É nesta quinta-feira o primeiro jogo entre Brasil e Cuba para decidir a última vaga do pan americano de Guadalajara no México este ano. Nossa seleção terminou a última parte da preparação com uma semana de amistosos contra o clube Hurling da Argentina. Os resultados foram: empate em 2x2, vitória de 7x4, derrotas de 2x0, 3x1 e 3x0 respectivamente de segunda à sexta. No sábado 2 jogos reduzidos, empate em 2x2 contra o Hurling e vitória de 4x0 contra o combinando carioca.

Os jogadores tiveram folga no domingo e treinam leve estes 3 dias que antecedem os jogos.

A seleção que enfrentará Cuba.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Seleção inicia fase final da preparação contra Cuba

Nesta manhã de sábado, último treino da semana, um amistoso contra um combinado de jogadores dos clubes Germânia e Carioca marcou o início da etapa final dos treinamentos da seleção brasileira. Nossa seleção imprimiu um rítmo forte nos 2 tempos mas ainda demostrou a falta de costume de jogar um jogo de 11 contra 11, estando um poco perdida em momentos do primeiro tempo e até tomando um gol, ficando em 2x1 . No segundo tempo, a seleção dominou de vez o jogo fechando o placar em 7x1 com 3 gols de Matheus, 2 de Bruno Mendonça e 2 de Pacheco.

Os atletas terão folga no resto do fim de semana, descanso merecido após uma semana exaustiva. A partir de segunda e até próximo sábado, serão realizados 6 amistosos contra o clube Hurling da 1ª divisão da Argentina,todos as 10h da manhâ. Com certeza um adversário forte e mais parecido com nosso objetivo final, a seleção de Cuba.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Seleção Brasileira treina forte em Deodoro para enfrentar Cuba

Após uma semana de treinamento intensivo em dezembro e a pausa para as festas de fim de ano, os atletas da seleção, em sua maioria, estao reunidos no Rio de Janeiro desde o dia 7 de janeiro. Treinos físicos e técnicos acontecem no período da manhã e da tarde nesta preparação que visa buscar de uma vez por todas uma vaga no pan americano de Guadalajara em outubro deste ano.

Brasil e Cuba se enfrentarao em uma "melhor de três" nos dias 3, 5 e 6 de fevereiro no Centro de Hóquei sobre grama em Deodoro. Todos os jogos serao as 10 horas da manhã.