domingo, 24 de outubro de 2010

Oxigenação Democrática.

"As modernas democracias estão sempre e cada vez mais incorporando avanços e aperfeiçoamentos que somente a elas se agregam, decisiva e definitivamente, pela prática ininterrupta, continuada e permanente do voto. Um desses mecanismos é a alternância do poder. A necessidade de eleições permanentes e quanto mais próximas uma das outras, ao contrário do que se propala, está para o regime democrático como o exercício aeróbico está para o sistema cardiovascular.

A alternância do poder estaria, assim, para o organismo social e para a cidadania como oxigênio renovado no sentido do aperfeiçoamento das instituições, pelo saudável exercício da concorrência do contraditório. O continuísmo e a perenização no poder por um determinado grupo, líder ou facção, ao contrário, fazem o papel dos ateromas calcificados nas paredes das artérias sociais e da representação popular, que acabam por enfartar todo o organismo político de um país, depois de certo tempo esclerosando-o. Trecho da crônica "O aperfeiçoamento democrático" de Nelson Paes Leme, Cientista Político, para O Globo, no dia 22/10/2010.


Neste momento devem estar se perguntando, ou que este trecho retirado do O Globo tem haver com este blog. Digo, pode até não ter tudo haver, mas contém uma referência essencial com a situação do hóquei. A essência da crônica nos fala a respeito da relação continuidade e alternância do poder, no sentido de comando, e quão benéfica esta alternância pode ser diferentemente do que vem sendo apregoado.

Ou seja, escrevi mais um parágrafo e ainda não expliquei a vocês a relação com o hóquei. Mas, vejo não só uma relação com nosso esporte, mas também com o Desporto de uma maneira geral. Sempre pensei que o tempo indeterminado no comando pode construir certas relações de fisiologismo, no controle de  qualquer instituição. Por isso sempre fui de acordo com a política de apenas uma reeleição, tal como acontece nas eleições governamentais e em países como a Espanha.

E por este mesmo motivo, sempre me perguntei porque este sistema não é implantado em outras instituições nacionais, como as confederações e federações desportivas. Limitando o tempo na presidência num período de no máximo 8 anos, favorecendo assim a alternância de comando, tema essencial da crônica supra-citada.

Não estou pregando aqui uma derrubada no comando, apesar de muitas vezes julgar isso necessário. Mas, sim estou falando sobre a possibilidade de mudanças de ares, um novo grupo. Proporcionando um trabalho novo e novas idéias. 

Mudanças que proporcionariam, alguns recomeços e continuidade de aspectos positivos de gestões anteriores, pois não existe nada 100% errado ou certo. Projetos-políticos públicos tem de ocorrer de forma democrática. Voltando mais uma vez ao texto inicial, nada renova mais e oxigena a democracia do que a alternância, a continuidade engessa a instituição por dentro, gerando a profusão de figurinhas repetidas, que quando estiveram antes não deixaram saudades e por isso nunca deveriam ter voltado, ainda mais sem se reciclar. 

O Brasil está cheio de exemplos, em todos os escalões do poder esta fato se repete, infelizmente.  Quando um mesmo grupo "toma" o comando por tempo de indeterminado, criasse um vazio e ficamos reféns de determinadas situações. Alguém me explica como será feita  a transição de orgãos como COB, CBF, entre outros?!?

Muitos devem se lembrar o que ocorreu com nosso basquete, tênis e iatismo. Vitimados por comandos irresponsáveis e "eternos". O primeiro perdeu o posto de segundo esporte do país e só agora após a mudança é que promoveu algo interessante limitando o número de reeleições para presidência, o último ficou refém de uma dívida milionária, que vinha sendo maquiada pela situação.

Podemos propor mudanças, fazê-las. Todavia, sempre será necessário oxigenar, ou seja, fazer alterações reais e factíveis e não maquilagem, temos muitos exemplos do que não deu certo. Não quero aqui posar de dono da verdade, apenas manifesto opiniões e torço para que elas tenham o mínimo de repercussão e gerem um pingo de reflexão.

Frase compilada do Twitter alheio: "a lei da ficha limpa é realmente muito boa, mas tenho dúvidas que um povo que precise de uma lei pra não votar em políticos corruptos, a mereça."

Caso queiram ler a crônica "O aperfeiçoamento democrático" de Nelson Paes Leme na íntegra basta acessar https://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2010/10/22/o-aperfeicoamento-democratico .

9 comentários:

Ariclenes disse...

Concordo com esta questão de renovação, no entanto, mesmo mudando o poder de mãos..nada acontece! A federação catarinense tão criticada precisava ser trocada, e o que aconteceu de novo com esta troca?
A verdade que precisamos de pessoas competentes de áreas específicas para nos ajudar, assim como o pessoal do vôlei fez...esses sim são profissionais e ajudam o esporte que cresceu muito nos últimos anos e é quase imbatível.

Moreno disse...

Sim, mas e você está cobrando por alguma mudança? é o mesmo modo que fazemos com os nossos políticos. Só reclamamos, mas fazer algo de fato, cobrar, exigir... ninguém faz nada. E não me vem com esse papo de que não adianta, por que nem ao menos se tentou algo.
Ta eu sei que também é foda, tem coisas que qualquer pessoa sabe que existe a necessidade de fazer, mas mesmo assim não acontece.

E sim falta profissionalizar o hóquei. 100% e não 50% como está agora...

Ariclenes disse...

Realmente não fiz nada ainda, e você fez alguma coisa?
Ou discutir estas questões em blogs é suficiente?
Porque andei lendo nos blogs e todos falam a mesma coisa, reclamam dos que estão no poder, mas os mesmos que reclamam "tem uma federação na mão" e não tem diferença nenhuma...e não me diga que não receber troféu ou fazer greve vai adiantar alguma coisa...já foi provado que não. Mas acredito que vai ter reunião de clubes para decidir certas coisas, aí sim o pessoal pode falar sobre os gringos e coisa e tal e quem sabe mudar algo.

Jaque Leclair disse...

Olha, concordo com o Ariclenes. Muitos dos que falam estão com federações na mão e até agora...nada acontece!! Acho que ás vezes é bom parar de falar e agir um pouquinho mais, mas naum agir com palavras agressivas ou atitudes infantis(que no hóquei ganha o nome de manifestação, hehehe). Concordo que muita coisa tem que ser melhorada ainda, mas a maneira que estas discussões são feitas é perda de tempo e só cria mais confusão entre os times. E na boa Moreno, se eu quiser ler o que o Marafoni escreve, eu entro no blog dele. Prefiro o blog sc com notícias, vídeos e não estes textos.

Moreno disse...

Eu faço a minha parte. No momento não tenho tempo para muita coisa, então tento informar o pessoal do hóquei sobre os acontecimentos. Isto inclui, de certa maneira, "policiar" e buscar a melhoria do esporte, INFORMANDO... no momento é isso que eu posso.
discutir no blog não resolve mas é um começo. Ideias e soluções podem surgir aqui.


Eu faço as traduções destas noticias, e realmente gosto disso, mas eu coloco o que quiser aqui, além do mais acho que isto só agrega e é só uma participação que EU ACHO interessante.

Concordo, que antes era uma reclamação sobre fazer, mudar, e desenvolver, agora que existe essa possibilidade (ao menos aqui em Santa Catarina), as mudanças foram poucas. Mas é difícil, por que é um esporte que depende muito de verba federal no momento e esta esta com a CBHG, e atualmente os planos para campo e desenvolvimento mais intensivo em SC não parecem existir...

não muda o fato de que pouco acontece no hóquei brasileiro, no que diz respeito a desenvolvimento, é muito pouco. uma olimpíada esta para acontecer e temos 2 campos, estes no RIO e somente por causa do PAN2007 que não deixou uma estrutura tão boa assim (melhor que antes, mas não o ideal).

Para finalizar, o que importa mesmo é que, quem deveria estar fazendo este desenvolvimento inicial do Hóquei no Brasil é a CBHG e em SC a Federação Catarinense, e estes pouco estão fazendo. Depois da fase inicial o esporte tende a andar com as próprias pernas,, hahaah espero!

Thiago disse...

Em primeiro lugar parabéns pela parceria entre o Hóquei SC e o Panorama Hóquei. Os dois blogs são ótimos e só tem a ganhar com a combinação.

Eu concordo com você, Moreno, quando diz que discutir nos blogs e informar é um começo. Eu diria que é até mais que um começo, é uma parte vital de qualquer gestão: Informar e discutir soluções em conjunto.

Também concordo com os Anônimos que dizem que não é o bastante. Mas, infelizmente, as pessoas tem outras necessidades e do que eu conheço do hóquei, quase ninguém poderia parar de fazer tudo na vida(estudar, trabalhar, namorar, etc) para viver o hóquei e trabalhar apenas em função do fomento do esporte.

Agora eu acho que faltam iniciativas fora da esfera governamental. O Hóquei existiu até 2004 sem 1 real sequer de qualquer instância governamental. Parece que ao ganharmos uma bolada acabamos por nos esquecer que existe vida fora do dinheiro do governo.

Em que parte nós não somos responsáveis por essa dependência governamental? Claro, ninguém vai conseguir dinheiro pra fazer um campo a partir de doação e venda de rifa, mas pequenas ações, quando somadas, podem produzir um efeito muito mais positivo do que se imagina.

A internet é um exemplo claro disso. O antigo site da CBHG era extremamente desatualizado e pouco se sabia sobre o Hóquei no Brasil. A partir desse problema, diversas iniciativas surgiram a partir de pessoas que queriam colaborar com o esporte, como é o caso dos blogs Hóquei Brasil, do Nelson, o Hóquei SC, do Moreno e do Pacheco, o Hóquei SP, do França e o novíssimo Panorama Hóquei do Marafoni. Hoje em dia, essas ferramentas estão interligadas e quem busca informações do hóquei consegue achar bastante coisa a partir destes veículos. Quem sabe não se pode fazer algo parecido em outras áreas.

Isto é apenas uma Oxigenação Intelectual minha e espero ter agregado mais alguma coisa ao debate.

Discordo do Ariclenes. Discutir e debater sempre é positivo e ideias e o objetivo de um veículo de comunicação é justamente produzir opinião e dialogar com as opiniões divergentes.

Mais uma vez, parabéns Moreno pela parceria e pelo blog que eu acompanho sempre que posso.

Um abraço,
Thiago de Mattos

Marafoni disse...

Em primeiro lugar, ver num post que Ariclenes e Jaque Leclair concordam em algo é muito positivo, lado noveleiro ativado...heheh

bem agora vamos a coisa séria...aproveito mais uma vez pra agradecer o espaço do hoqueiSC.
Pois, atidudes como essa são positivas abrem o espaço para o dialogo e novas idéias.

Poucos sabem, mas desde que comecei o Panorama. Tive um aumento substancial de opiniões que vão me ajudando a pensar o hóquei como esporte e ferramenta de política pública; e de que forma poderemos expandi-lo para a população de uma maneira geral. Logo as "discussões" são peças fundamentais nesse crescimento.

Posso parecer um chato reclamão e na verdade sou mesmo. Pois, gosto de ter acesso a informação e ao ver que um esporte tão pequeno como o nosso a informação não corre, é sempre intruncada e nada precisa, por todos os lados.

Sobre atitudes infantis, sou contrário a esta opinião. Já que é uma forma de mostrar o descontentamento e não compactuar com certos continuismos. E infantil por infantil, postar de forma anônima acho que ñ é muito adulto, a ñ ser que tenha uma piada interna e eu não tenha entendido.

E se no hóquei ganham nome de "manifestação" é por que são mesmo. Errada ou certa de acordo com cada ótica. Mas, o que se esperar de um esporte pequeno, que "funciona" em prol de interesses patriarcais. E no hóquei se chama de administração e funcionários que não dão valor a base são chamadados de fomentadores.

Me desculpe é só minha opinião, alguns conceitos provavelmente estão errados e é pra isso que a exponho. Para tentar crescer em conjunto, e não simplesmente "crescer por crescer" e sinceramente não vejo diferença significativa anos após anos. Só atitudes isoladas.

E realmente, desde 2004 só pensamos no dinheiro da lei piva. Me incluo nisso também. Perdi muito tempo neste raciocínio, claro que não devemos esquece-lo até como forma de fiscalização. No entanto, temos que tentar algo por fora e é disso que pretendo me focar num futuro próximo, essa é uma promessa que tenho comigo mesmo...espero conseguir e toda ajuda bem intencionada é bem vinda.

Um abraço,
Leonardo Marafoni.

Rama na Vimana disse...

esse comentário do Nelson Paes Leme no globo dá a ideia de que no Brasil, a alternância de poder no excutivo estaria a perigo. Eu discordo frontalmente desta ideia. Gostaria que os amigos lessem e comentassem minha análise do artigo do Paes Leme em

http://ramanavimana.cibleblog.com/vimana-b1/Desbancando-mentiras-da-oposicao-b1-p47.htm

Grande Abraço a todos

Anônimo disse...

"frontalmente"? hehehe